top of page
Acupuntura
​

Desde pedras esculpidas a ossos e bambu afiados do período neolítico, ainda hoje é misterioso o período de suas origens, mas é bem conhecido por ganhar forma e estrutura a partir do Imperador Amarelo a mais de dois mil e seiscentos anos antes de Cristo.  A etimologia da palavra acupunctura do latim = accu puncture, que significa puntura de agulhas.

A acupuntura constitui-se da aplicação de agulhas bastante finas, introduzidas sobre os acupontos que são pequenas áreas específicas na superfície do corpo com o objetivo de regular, balancear e harmonizar os fluxos nos canais de energia do paciente.

Os pontos de acupuntura são áreas de baixa resistência no corpo e maior condutância elétrica e permitem portanto a propagação do estímulo.

A acupuntura pode tratar uma diversidade de enfermidades: dores de cabeça, cólicas menstruais, dores osteoarticulares, artríticas e reumáticas, dores de coluna lombar, cervical e torácica, hérnia de disco, herpes zoster, má posição fetal e falta de leite, náusea, gastrite, rinite, sinusite, síndrome do pânico, ansiedade, labirintite, sequelas de AVC, infecções urinárias recorrentes, infertilidade enfim... existe uma infinidade de quadros sindrômicos que podem ser abarcados tanto para cura como para alívio dos sintomas.

Também é utilizada em estética por melhorar o fluxo de sangue, sua circulação nos vasos, para melhorar o condicionamento físico em atletas, ou preparação para engravidar.

Pode se observar que é um sistema amplo em sua ação no físico, mental/psiquico, emocional e energético, e totalmente seguro quando praticado por profissional capacitado. 

Moxabustão
​

Preparada a partir da planta Artemísia vulgaris, uma erva fortificante, a moxa é então aplicada comumente em bastão, também pode ser utilizada em "moxa lã" para confecção de pequenos cones ou utilizada em instrumentos próprios como caixas, bambus etc.  A erva tem odor forte e na atualidade existem moxas sem cheiro, instrumentos que irradiam calor para estimular o ponto ou região.

A técnica consiste na queima da erva sobre os acupontos na pele de forma direta ou indiretamente (contato ou proximidade) por um período de tempo. Sua ação é semelhante às agulhas e além disso pode amplificar o efeito dependendo do quadro apresentado na inspeção / anamnese. 

Ventosaterapia (Cupping)
​

Muito popular durante os ciclos olímpicos, a ventosaterapia ou cupping é um procedimento onde o copo ou ventosa é succionada sobre a pele/acuponto. Existem ventosas de vários materiais: bambu, barro, chifre, vidro, porcelana e as mais novas de materiais sintéticos.

O uso das ventosas será de acordo com a finalidade: dores musculares por distensão, cervicalgia, fraqueza muscular e parestesia (sem sensação), artrites, artroses, asma, lombalgia, torções, etc.

Gua Sha
​

É uma técnica simples onde se faz a raspagem de áreas do corpo utilizando uma espátula, moeda, colher, mais tradicionalmente a placa de Gua Sha, para retirar para fora fatores patogênicos que invadiram o corpo. Gua significa raspar e Sha quer dizer sujeira. A pele pode ficar bastante avermelhada e manchada por isso o nome sujeira, pois assim se apresenta na pele.  Não provoca efeitos colaterais, proporciona grande relaxamento. Trata dores de garganta, resfriado, torcicolo, etc..

 

Auriculoterapia
​

Já se sabe desde as origens da acupuntura a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo, como um microssistema onde há tudo representado e com correspondência. Existem diversos outros microssistemas no corpo, a auriculoterapia se interliga a vários canais ou meridianos de acupuntura, então sua fisiologia tem conexões com órgãos e vísceras.

A orelha também serve como diagnóstico de problemas na saúde, além de ser utilizada para o tratamento das mesmas.  A utilização de esferas de ouro, prata, cristal, agulhas e sementes de mostarda é aplicada para harmonização e tratamento. 

Shonishin - Acupuntura Pediátrica Japonesa
​

A acupuntura pediátrica japonesa é um estilo desenvolvido no Japão há mais de 200 anos, deriva de técnicas chinesas muito antigas, e surgiu pelo fato de que crianças não gostam de ser punturadas. Seus instrumentos derivam das antigas 9 agulhas, e não perfuram a superfície, seu propósito é pressionar, percutir ou esfregar contra a pele. 

Pode ser muito eficaz para uma diversidade de problemas pediátricos, quando tratados com regularidade, de recém nascidos até cinco anos (exclusivamente) e até adolescência, somado a outras técnicas como acupuntura e moxa.

​

​

​

​

​

© 2016 por Acunutri. Orgulhosamente criado com Wix.com

Relaxing Music - Unknown Artist
00:00 / 00:00
  • b-facebook
bottom of page