Tratando de si mesmo: Dor de cabeça
- acunutri
- 13 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Você possivelmente deve ter lido o nosso post sobre cefaléia e enxaqueca. Se não leu clique aqui , e veja na nossa série: saiba mais sobre... e conheça um pouco mais sobre as causas das dores de cabeça. Caso tenha dúvidas ou não tenha diagnosticado alguma dor de cabeça persistente ou aguda, consulte seu médico de confiança.
Hoje você aprenderá a usar uma técnica bastante simples, a acupressão ou Do-in, uma técnica de auto massagem de pontos de acupuntura. Estes pontos podem auxiliar a melhora das dores de cabeça.
Primeiro ponto de pressão é IG4, localizado nas mãos entre o polegar e o indicador, execute pressão contínua com a ponta do dedo, inicie em uma e termine pressionando também a outra:

O segundo ponto que pode ser massageado é o Yintang, este ponto fica entre as sobrancelhas (a glabela), a massagem é circular e no sentido anti-horário. A este ponto pode ser associado o P7, no punho do lado medial radial (significa lado do polegar, parte interna do pulso, acima da protuberância óssea) também com pressão contínua:
Yintang:

P7:

Quando a dor é nas laterais da cabeça pode ser massageado o ponto Tayang, movimentos circulares curtos com pressão contínua: Para localizar Tayang trace uma linha imaginária saindo do canto externo dos olhos em direção a linha do cabelo/orelha e outra paralela partindo do final da sobrancelha, o ponto fica entre as duas linhas.

Para as enxaquecas, os pontos VB20 (na região da nuca) e F8 (na dobra da perna internamente) podem auxiliar a aliviar os sintomas. O ponto F3, localizado sobre os pés entre o primeiro e segundo metatarso também com pressão forte e contínua pode aliviar durante as crises de enxaqueca.
VB20 encontra-se na base do crânio, região occipital.

F8 encontra-se na dobra interna dos joelhos

F3 encontra-se entre os dois metatarsos (dedão e o segundo dedo do pé)

Dicas nutricionais
Fique atento a alimentos como chocolate, queijo, frutas cítricas, banana, nozes, carnes "curado", produtos lácteos, cereais, feijão, cachorro-quente, pizza, aditivos alimentares (nitrato de sódio, glutamato monossódico em alimentos restaurante chinês, o aspartame como um adoçante), café, chá, refrigerantes, bebidas alcoólicas, como vinho tinto, cerveja ou uísque destilado em alambiques de cobre, todos podem trazer em um ataque de enxaqueca.




Evite também o jejum prolongado, odores (perfume, tinta, gasolina), privação ou excesso de sono, exposição ao sol, emoções negativas ou positivas, provas escolares, excesso de atividades extracurriculares, barulho excessivo.
Um acompanhamento multiprofissional, com médico especialista, nutricionista, acupunturista, é importante, pois medicações poderão ser necessárias, assim como suplementações a base de riboflavina (Vitamina B2), magnésio, e para amenizar as crises dolorosas um acompanhamento terapêutico com acupuntura e Reiki auxiliarão na melhoria do quadro.
Comments