top of page

Síndrome de Ménière, tratamento pela Medicina Chinesa

  • Cristiane Nunes
  • 13 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura

A Síndrome:


A Síndrome de Ménière é uma condição que provoca zumbido, sensação de ouvido tampado, vertigem (sensação de movimento giratório ou oscilatório) e surdez. Estas são as principais características da síndrome também conhecida como hidropsia endolinfática, por que há aumento da pressão e distensão da endolinfa, o líquido do labirinto, e normalmente atinge um dos ouvidos.


O que acontece ao indivíduo é devido ao labirinto ser responsável pelo equilíbrio e pela localização espacial do corpo, o líquido circula dentro de seus arcos de acordo com o movimento do corpo, a síndrome provoca aumento da pressão desta estrutura, modificando a movimentação e resposta da informação ao cérebro sobre a posição do corpo, resultando em vertigens (o desequilíbrio pode progredir), diminuição da audição (pode ser intermitente ou permanente), zumbido (pode ser intermitente ou permanente), sensação de ouvido entupido. Durante as crises, que podem durar por minutos a horas, o paciente pode sentir também náuseas e vômitos.


Tratamentos convencionais:


As causas de Ménière ainda não são comprovadas pela ciência, mas existem algumas possíveis causas: alergias, problemas metabólicos, autoimunes (p.ex.Lupus), infecções (sífilis), inflamações, traumatismo craniano, enxaquecas e alimentação inadequada.

Os tratamentos, via de regra, são para debelar os sintomas da síndrome, alguns testados empíricamente e não se conhece exatamente como eles funcionam. Medicamentos como benzodiazepínicos, diuréticos, antiespasmódicos, antipsicóticos fenotiazínicos para náusea e vômitos e vasodilatadores são usados. Há também a terapia de reabilitação vestibular, recomendações quanto a dieta: evitar sal, cafeína e manter uma alimentação saudável, existe também aplicações de drogas intratimpânicas, como antibióticos, utilização de um aparelho portátil gerador de pressão no ouvido que possui resultados variáveis, as possibilidades cirúrgicas como o implante coclear em casos de perda auditiva grave, ou cirurgia que corta o nervo vestibular.


A perspectiva e diagnóstico na Medicina Chinesa


A etiologia não é clara para medicina ocidental, porém sob o ponto de vista da medicina chinesa, existem três fatores condicionais para a síndrome que são a fleuma, a deficiência de yin dos Rins e a hiperatividade do Yang do Fígado. Em algumas bibliografias é citada como vertigem com aura ou como doença de Ménière, é devida a presença destes fatores patogênicos, do tipo excesso ou do tipo deficiência. O padrão de excesso advém da Fleuma e Umidade que obstruem o Aquecedor Médio e suprimem o Yang Qi (ele sobe para os olhos, nariz e boca, a fim de abrir e dar clareza dos sentidos). Ou então a condição pode surgir pelo esgotamento do Yin do Rim, fazendo com que o yang do Fígado ascenda para a cabeça em forma de Vento.

Os sintomas de excesso, associados com a fleuma e umidade incluem náusea e vômito. Já a vertigem induzida pelo esgotamento do Yin do Rim e ascensão do Yang do Fígado é evidenciado por tontura, vertigem, cefaléia, visão turva e tinidos. Yang do Fígado em hiperatividade pode estar associado com raiva reprimida e frustração, provocando estase do Qi do Fígado, ou derivar de deficiências do Qi ou Yin do Rim.

Em alguns casos, é necessário especialmente que o paciente observe sua dieta. O consumo excessivo de laticínios e alimentos gordurosos ao longo do tempo enfraquecem a energia do Baço-Pâncreas criando Umidade e Mucosidade, ao associar com deficiência de energia (Qi) na região superior do corpo (Jiao superior), a mucosidade estagna e impede que o Qi puro de clareza aos orifícios (órgãos dos sentidos) causando tonturas, zumbido, sensação de peso e entorpecimento na cabeça, com dificuldade de concentração, náusea, opressão torácica e pouco apetite.

Esta condição pode aparecer associada a deficiência de Rim, que causa uma tontura mais persistente acompanhada de vazio na cabeça, zumbido, depressão, exaustão, acordar durante a noite, memória fraca, dor nas costas e joelhos.


Técnicas de tratamento aplicáveis


A acupuntura é uma das técnicas mais aplicadas para tratamento, e podem incluir o estímulo das agulhas também com eletroacupuntura ao redor dos pontos situados ao redor do ouvido, a técnica possui uma boa margem de melhora. A acupuntura auricular ou auriculoterapia também é uma opção, podem ser introduzidas agulhas intradérmicas para aumentar o estímulo. Moxabustão pode ser aplicada em alguns casos, em sintomas como tontura. A fitoterapia chinesa também é utilizada para a síndrome, compostos diversos que se encaixam para tratar tanto àquela causada por deficiência quanto por excesso. A acupuntura tem bons resultados para tratar esta condição.


Recomendações:

Durante uma crise de vertigem, reduzir o consumo de água e de sal.



Referências:


Pesquisado fonte de internet em 07/05/2017 em http://www.direitodeouvir.com.br/sindrome-de-meniere-o-que-e/

Pesquisado fonte de internet em 07/05/2017 http://portalotorrino.com.br/o-misterio-da-sindrome-de-meniere/

Pesquisado fonte de internet em 07/05/2017 http://www.vertigemetontura.com.br/meniere. htm

Acupuntura um texto compreensível / Shanghai College of Traditional Medicine traduzido e editado para língua inglesa por O'Connor, John e Bensky, D; Tradução Maria Lydia Remédio; revisão científica Ysao Yamamura – São Paulo: Roca, 1996

Auriculoterapia. Garcia, Ernesto G. São Paulo: Roca, 1999

Combinação dos Pontos de Acupuntura, A Chave para o Êxito Clínico. Ross, Jeremy. Roca

A prática da medicina chinesa: tratamento de doenças com acupuntura e ervas chinesas. Maciocia, Giovanni. São Paulo: Roca, 1996.





Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Acunutri. Orgulhosamente criado com Wix.com

Relaxing Music - Unknown Artist
00:00 / 00:00
  • b-facebook
bottom of page