Overnight oat para combater a ansiedade!!
- Nathália Galvão
- 1 de jun. de 2017
- 4 min de leitura
No dia a dia, diante de situações conflitantes, tensas ou de alguma decisão importante é normal, todos já a experimentamos, a ansiedade. Como administrar essa emoção de forma que ela seja passageira e não se agrave se tornando uma doença? Não iremos nos aprofundar no tema, mas para esses casos mais simples e momentâneos, poderemos fazer uso de alguns alimentos que diminuem a ansiedade.
O overnight pode ser uma boa opção. Mas antes de passarmos a receita vamos saber um pouco sobre alguns alimentos que ajudam no controle da ansiedade?
Água :
Parece estranho, mas há estudos que provam que o baixo consumo de água afeta, em média, 25% das pessoas ansiosas, maximizando seus sintomas.
Abacate:
As células cerebrais e os nervos precisam de vitaminas do complexo B para se manterem saudáveis. A deficiência de vitamina B poderá provocar ansiedade. O abacate é fonte importante dessas vitaminas, além da gordura saudável monoinsaturada.
Banana:
É rica em vitamina B6 e tem alto teor de triptofano, fatores que colaboram com a produção de serotonina, auxiliando o bem-estar.Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.
Maçã :
Fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e C, e de zinco, magnésio e selênio, rica em fibras, carboidratos, a maçã combate a ansiedade e relaxa.
Frutas cítricas:
Laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi. Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.
Leite, ovos e derivados magros:
Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. O leite morno alivia a inquietação e combate a insônia. É um alimento rico em antioxidantes, vitaminas do complexo B, proteínas e cálcio. A proteína do leite tem efeitos relaxantes, que acalmam e induzem ao sono, portanto, para quem não é intolerante à lactose, o leite é um grande aliado.
Carnes e peixes:
Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. As proteínas de uma forma geral, estimulam a produção de noradrenalina e dopamina. Essas substâncias, assim como a serotonina, melhoram o humor, trazendo sensação de bem estar. Boas fontes de proteínas são encontradas nas carnes magras, iogurtes magros, peixes, ovos, derivados lácteos, nozes, soja, lentilhas e feijões também.
Espinafre:
Poucos sabem que ele tem muito magnésio, que é um mineral que regula os níveis de cortisol, e por esse motivo, promove sensação de bem-estar. O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso.
Chocolate:
O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. Talvez, dos alimentos que diminuem a ansiedade, o chocolate seja o mais consumido. Porém, seu alto valor calórico deve desestimular seu consumo em grandes quantidades. Os amargos são os mais saudáveis, mesmo assim, não se deve exagerar.
Aveia:
Outro alimento indutor de serotonina, além de fibras e tantas outras propriedades. Dê preferência à aveia em flocos grossos, porque levarão mais tempo para serem digeridas, e dessa forma, seu efeito relaxante e tranquilizante durará mais tempo.
Amêndoas:
Além de deliciosas, são ricas em óleos saudáveis, vitaminas B2 e E, configurando-se ótimos alimentos que diminuem a ansiedade. O consumo diário de ¼ de xícara de amêndoas trará benefícios para todo o organismo, inclusive este.
Alimentos que devem ser evitados:
Como vimos acima, existem alimentos que diminuem a ansiedade, porém, há também os que a elevam. Aos propensos a momentos de ansiedade, é fundamental ficar longe de carboidratos de alto índice glicêmico, frituras, açúcares, bebidas alcóolicas e café em excesso.
A ingestão excessiva de açúcar pode ter ligação com mudanças na flora bacteriana do intestino. Essas mudanças permitem o crescimento de bactérias que se alimentam preferencialmente de açúcar e têm a capacidade de inibir a produção cerebral de serotonina, importante no controle do humor e da ansiedade.
Além de uma alimentação correta, a ansiedade poderá ser amenizada com mudanças no estilo de vida, prática de atividades físicas, e melhor entendimento dos fatores que a desencadeiam.
Fica a dica!!!!
Café da manhã para combater a ansiedade:

Overnight oat de banana
Coloque no fundo do pote 2 colheres (sopa) de aveia em flocos umedecidas com 6 colheres (sopa) de leite desnatado ou suco de laranja. Junte 1/2 banana picada por cima, distribua 1/2 pote de iogurte natural desnatado misturado com 1 colher (sopa) de chia. Distribua a outra metade da banana picada, cubra com o restante do iogurte desnatado e, para finalizar, polvilhe 1 colher (sopa) de granola light.
Prepare o pote sempre na noite anterior. Durante o pernoite na geladeira, os ingredientes amolecem e ganham mais sabor.
Utilize a sua criatividade e as dicas das outras frutas para combater a ansiedade e prepare overnights com várias outras combinações!
Bom apetite!
Comentarios