Mais saúde com a ajuda da medicina oriental
- Cristiane Nunes
- 18 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Na cultura oriental, a ingestão de água deve ser sempre quente ou natural, mesmo no verão, não se tem o costume de tomar água gelada pois perturba o Qi, sendo ingerida fria em raras exceções, como distúrbios Yang. O ideal pelo costume chinês é ferver a água antes de ingerí-la, especialmente após fervida por 15 minutos forma-se um pó no fundo da panela, que são os compostos calcários, que atribuem sabor amargo à água. Após fervida ela passa a ter sabor mais adocicado, fica mais leve e suave, isto aquece e reanima o corpo. A água também tem função protetora dos Zhang Fu (Órgãos e vísceras) em especial Meridiano do Pericárdio, se indica bebê-la quando se está aborrecido ou de coração partido, para proteger o Coração - a morada da Mente. Quando a tristeza bater, beba água!

Após a atividade física, quando seu corpo libera suor, os poros abertos se tornam porta para a penetração do vento patogênico, umidade ou frio. Sendo assim, sempre agasalhar-se após a atividade física garante proteção, criando uma barreira física, que previne de febres e gripes.

Dica para as mulheres no período menstrual, quando estiver com cólicas e frio nas extremidades, coloque roupas que mantenham o corpo aquecido, e use meias quentinhas, caso seus pés estejam bem geladinhos, use uma bolsa de água quente próximo aos seus calcanhares e pés. O frio que penetra pelas extremidades pode atingir o ventre e piorar as cólicas. Por essa razão é também importante lembrar as mulheres que gostam de andar descalças, especialmente sobre pisos frios, que andar calçada ajuda a prevenir as cólicas, esta atitude contribuirá para evitar dores quando a menstruação se aproximar. Alongar-se e fazer exercícios de Yoga podem ajudar a relaxar e melhorar os sintomas, ajudam a circular a energia e promove bem estar.

Durante as refeições, coma com gosto e mastigue bem os alimentos, isto ajuda a iniciar o processo da digestão ativando enzimas desde a boca. Cuide da postura, coma sentado e com os pés bem apoiados no chão, se for possível partilhe os momentos de refeição com outras pessoas. Não resolva questões difíceis enquanto come, não discuta ou brigue para não perturbar o Qi do Estômago. Ao consumir os alimentos evite ingerir muitos líquidos especialmente os gelados. Beba antes ou após as refeições com meia hora de intervalo. Alimente-se sempre de acordo com as estações. Varie os alimentos ao longo do dia. Evite o excesso de produtos processados, farinhas e laticínios. Para combater a má digestão, tome suco de limão, ou em forma de chá (água quente com limão)

O sono deve acontecer antes de meia noite, isto porque baseado nos conhecimentos da medicina chinesa, o Sangue e a Alma Etérea são guardados no Fígado e o horário de maior energia para o elemento madeira (Fígado e Vesícula Biliar) é entre 23:00 às 03:00 da madrugada, quando será a vez de tonificar o elemento metal responsável pela defesa do corpo. Para a boa qualidade do sono os órgãos Yin precisam estar harmônicos, Coração, Baço, Fígado e Rins. O esforço excessivo e a preocupação, o excesso de trabalho, a raiva, a alimentação irregular podem lesar o Sangue e o Yin, agindo sobre a Mente e/ou Alma Etérea. Poupar-se e dar a si o devido descanso ajudam a prevenir a insônia.

Até as próximas dicas!
コメント