top of page

Os fatores climáticos e sua ação na saúde – A sazonalidade e as doenças pela Medicina Chinesa

  • Cristiane Nunes
  • 26 de ago. de 2017
  • 4 min de leitura

Sazonalidade é uma característica ligada a um evento que ocorre sempre em uma determinada época do ano. Diversas doenças apresentam sazonalidade, o que não impede que ocorram fora de um período de maior incidência, mas que são determinantes durante este períodos, especialmente importantes quando são de alta infectividade*, como é o caso do rotavírus, conjuntivite, gripes e resfriados, para citar alguns. Porém há doenças que apresentam sazonalidade e não apresentam maior propagação devido à sua transmissibilidade, mas sim a fatores internos somado a fatores externos que predispõe o corpo à doenças, são exemplos às crises renais agudas (pedra nos rins), infecções do trato urinário, AVC e AVE. Apesar de as infecções do quadro urinário serem como o próprio nome já diz, uma infecção, elas podem ser transmissíveis mas sofrem maior influência de fatores internos que predispõe o indivíduo as crises.

Existe um conceito diagnóstico na medicina tradicional chinesa, que enquadra em padrões os tipos de doenças, de acordo com os Oito Princípios, sofremos influências desarmônicas do interior e do exterior, mais externas ou mais internas, desarmonias derivadas do frio, vento, calor e umidade que agravam a saúde dependendo das alterações yin e yang específicas dos órgãos internos. As estações do ano também são representadas por um órgão e víscera prevalente, uma emoção, sabor, tecidos, entre outros. Neste preceito observa-se a importância dos fatores climáticos, para o agravamento de certas doenças que se localizam em determinado órgão ou tecido de acordo com a estação do ano ou sazonalidade.

No inverno, de clima predominantemente frio em boa parte do País, a exposição inadequada às baixas temperaturas podem provocar uma deficiência do Yang, que leva a uma fraqueza na circulação de Qi e Sangue, a circulação periférica como exemplo será prejudicada. As atividades físicas extenuantes podem agravar a saúde pois o Yang Qi excessivamente trabalhado lesa o Yin, então se o indivíduo for afetado por um vento frio externo, com os poros abertos, o corpo é tomado pela gripe e resfriados por exemplo. O Yin armazena a energia vital, e controla o Yang, a falta de um dos dois extremos é prejudicial ao corpo, ele precisa de Yin e de Yang em harmonia para manutenção da saúde.

Para exemplificar estas influências climáticas e sua relações com as doenças conhecidas no ocidente farei uma comparação entre algumas delas a seguir.


Conjuntivite e tempos quentes ou ventosos


Doença que afeta a conjuntiva, uma inflamação nos olhos, que pode ser alérgica, bacteriana ou viral, e que tende a aumentar os casos no verão próximo à fevereiro (meses quentes e úmidos) e no inverno (mês frio e ventoso). Na medicina chinesa atribui-se a conjuntivite ao Vento e ao Calor, neste caso os fatores podem ser agravados internamente pelo excesso de álcool, uso excessivo dos olhos (excesso de leitura, exposição prolongada a telas de celulares, tablets e PCs) e sono irregular, como também externos: exposição ao vento e partículas no ar e iluminação fraca ou inadequada. O Calor é também um sintoma, não apenas fator agressor claramente observado pela vermelhidão e coceira característica da doença, e Vento interno quando associado a dores de cabeça, e estar associado diretamente ao Fígado e aos olhos.



Gripes e Resfriados, expor-se ao clima sem agasalho adequado


Os padrões de Frio estão associados a agressão do corpo pelos fatores externos frio, vento e a umidade, sintomas de gripes e resfriados incluem febre, suores ou ausência deste e calafrios, dores de cabeça, nariz congestionado e coriza, pode haver dor de garganta, tosse, secura na boca. Estes são os mesmo sintomas do acometimento do corpo pelos fatores patogênicos vento frio e vento calor. Se o indivíduo está fazendo alguma atividade, está suado e cansado, e ficar repentinamente exposto ao vento frio, fará com que aconteça a estagnação da transpiração, nisto há um bloqueio de canais, que resulta em resfriado no organismo.


O AVC e climas ventosos


Um dos nomes para o acidente vascular cerebral na medicina chinesa é Vento penetrante. A vulnerabilidade ao vento externo é uma dentre as condições que podem desencadear o AVC, ele decorre de outros aspectos de deficiência interna que também geram o vento interno, mas sua condição pode ser agravada pelo fator climático, dentro de uma somatória de suscetibilidades.



Como se prevenir das doenças então?


De acordo com o Clássico de Medicina do Imperador Amarelo, “A chave do sucesso é viver de acordo com as mudanças da natureza dentro da estação”. Se o corpo não estiver cansado e fatigado e a mente estiver calma o Yang Qi é como um campo de força, protegendo os indivíduos das doenças, nem mesmo um dos mais poderosos fatores, o Vento Perverso pode afetar a saúde. À noite descanse para permitir o declínio de Yang Qi, e fechamento dos poros, não faça exercícios ou se exponha ao sereno ou garoa.


Glossário:


Infectividade* - é a capacidade que certos organismos tem de penetrar, desenvolver-se e multiplicar no novo hospedeiro, ocasionando infecção. Sendo então o agente etiológico (que dá origem a doença) chamado também de agente infeccioso.


Referências Bibliográficas


Ross, Jeremy. Combinações de Pontos de Acupuntura. A Chave para o Êxito Clínico. Editora Roca, SP. 2003 Chuncai, Zhou. Clássico de Medicina do Imperador Amarelo. Tratado sobre saúde e vida longa. Editora Roca, SP. 1999

O'Connor, John. Bensky, Dan. Acupuntura Um Texto Compreensível. Faculdade de Medicina Tradicional de Shanghai. Editora Roca, SP. 1996

Ross, Jeremy. Zang Fu, Sistema de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. Editora Roca, SP. 1994



 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Acunutri. Orgulhosamente criado com Wix.com

Relaxing Music - Unknown Artist
00:00 / 00:00
  • b-facebook
bottom of page