Vamos aprender um pouco? Saiba a diferença entre iogurte e bebida láctea
- Nathália Galvão
- 25 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

A bebida láctea apresenta, pelo menos, 50% do total de ingredientes de leite, soro de leite, permitindo a adição de gordura vegetal ou não, e tem que ter, no mínimo, 1g de proteína a cada 100 g de produto. No iogurte, os ingredientes não lácteos, como estabilizantes, emulsificantes e frutas, poderão estar presentes na proporção máxima de 30%. A fermentação se realiza com cultivos de bactérias e o soro de leite não é obrigatório, também não é permitida a adição de gordura vegetal.
Embora ambos sejam alimentos altamente nutritivos, fontes de cálcio, proteínas e fibras alimentares, que ajudam a tornar o nosso organismo saudável e equilibrado, a melhor opção é o iogurte, principalmente nas versões com poucas calorias para quem quer emagrecer.
Conheça os tipos de iogurtes e seus benefícios para a saúde:
Iogurte natural: tem sabor suave e pode ser consumido puro ou com frutas. Também pode ser acrescentado em saladas, doces, pães, molhos, recheios variados e sorvetes. O iogurte natural sem gordura apresenta o dobro de cálcio que qualquer outro iogurte. Ele também tem mais proteína na fórmula, que ajuda a dar mais saciedade e a manter os músculos tonificados e definidos.
Iogurte desnatado: Possue os mesmos benefícios que o iogurte natural, têm menos gordura em suas composições e baixos valores calóricos. Sua ingestão é recomendada às pessoas que desejam emagrecer ou àquelas que precisam controlar os níveis de colesterol.
Iogurte funcional: sua principal função é regularizar o funcionamento do intestino, o bacilo DanRegularis está presente em sua composição. Ele é o único que percorre o trato gastrointestinal, chegando vivo e em quantidades grandes ao intestino e com isso regularizando o funcionamento deste.
Iogurte light: Não possue gordura e açúcar em sua composição, são enriquecidos com as vitaminas A, C, D e E. Nos produtos desta linha temos os iogurtes com pedaços de frutas, os líquidos, cremosos e com suco de frutas em diversos sabores.
Mas atenção!!
Na bebida láctea e no iogurte não encontraremos quantidade suficiente para seguir a recomendação de ingestão de cálcio à risca. Seria necessária uma ingestão alta dos produtos e isso não é aconselhável. As necessidades de consumo são individuais, ou seja, cada pessoa tem suas carências e dependendo da alimentação pode, inclusive, variar a cada dia, por isso é tão importante um acompanhamento nutricional.Consulte um nutricionista.
Comments