Cólicas Menstruais e Tensão Pré-Menstrual, tratamento pela Medicina Chinesa
- Cristiane Nunes
- 28 de mai. de 2017
- 4 min de leitura


A dismenorréia é um termo dado às menstruações difíceis ou períodos menstruais dolorosos, são as cólicas que acontecem antes ou durante as menstruações. Estas dores pélvicas são classificadas como dismenorréia primária e dismenorréia secundária. As primárias são em razão funcional, ou seja, o útero deve contrair-se para liberar o tecido endometrial (camada mais interna do útero – o sangue menstrual), esta contração é devido a produção de prostaglandinas, já a dismenorréia secundária é atribuída também aos distúrbios orgânicos que provocam alterações de ciclo reprodutivo, anormalidades como os miomas, a endometriose, estenose cervical, tumores, fibromas e a doença inflamatória pélvica. Estes agravam as dores pois além das prostaglandinas liberadas para contrair os músculos provocando dor, há este fator extrínseco que faz com que a dor e as respostas inflamatórias sejam potencializadas.
A tensão pré-menstrual trata-se de um conjunto de sintomas, que iniciam antes do período menstrual, a mulher fica deprimida, sente irritabilidade, agressividade, labilidade emocional (choro sem motivo), dor de cabeça, insônia, inchaço e dor nas mamas e no baixo ventre, sensação de bola na garganta, angústia, obstrução no peito, cansaço, variação de peso (retenção hídrica). Estas modificações se devem a fatores como a queda dos níveis de serotonina (que é influenciado pelas modificações dos hormônios femininos), e decorrente da mudança dos próprios hormônios femininos, com a variação do estrogênio e da progesterona. A serotonina afeta o estado de humor, quando elevada, existe sensação de bem estar e felicidade, quando em baixa advém os sintomas de mau humor e a necessidade de doces.
A dismenorréia pela medicina chinesa
A medicina chinesa considera dor como distúrbio de circulação do Qi e do Sangue, e são classificadas como tipo Plenitude e tipo Vazio.
Na Plenitude a mulher possui dor que precede e acompanha o princípio do sangramento, ela é pungente e agravada por pressão, há desconforto com roupas apertadas por exemplo, é causada por um agente perverso em excesso (frio, umidade, calor) que provoca estagnação de Qi e Sangue, e também pode vir por desarmonias nos sentimentos, como tensão emocional, raiva, frustração, ressentimento, ódio, que geram estagnação de Qi e períodos menstruais doloridos.
No estado de Vazio a dor é causada pela deficiência de Qi e Sangue, ela é uma dor de fraca intensidade e que ocorre a partir do princípio do sangramento e persiste por bastante tempo. Algumas situações podem provocar esta insuficiência energética: o esforço excessivo, pessoas com histórico de doenças crônicas, o excesso de atividade sexual e partos ou abortos. A perda de sangue em maior quantidade na menstruação faz com que o corpo possa estar suscetível à penetração de fatores patogênicos como frio, e criar uma condição de excesso derivada de uma deficiência.
Existem algumas características que auxiliam a diagnosticar o tipo de dor que está sentindo:
Hora da dor: antes e durante o período é Plenitude; após o período é Vazio;
Pressão: se a dor piora com pressão é Plenitude; se melhora com a pressão é Vazio;
Calor-Frio: se aliviar mediante bolsas de água quente pode ser frio ou estagnação de Qi; porém se a dor for agravada pelo calor, então é Calor no Sangue, uma condição de excesso ou Plenitude.
Característica da dor: se for tipo distensão, queimação, cãibra, facada, tipo puxão, dragagem, se alivia com a expulsão de coágulos. Estas características determinam o tipo de situação diagnóstica em Plenitude ou Vazio.
Localização da dor: envolve qual o tipo de meridiano afetado.
Mudanças de ciclo: o intervalo de tempo (longo, curto), a coloração do sangue (escuro, claro), se é ou não coagulado, o volume (abundante, fraco) tudo isto pode indicar o padrão de Plenitude ou Vazio.
Tratamentos
Estudos revelam que acupuntura pode ser bastante útil para dismenorréia. Existem também alguns tratamentos com bases em ervas, em particular algumas ervas conhecidas no Brasil como a agoniada e a camomila. A fitoterapia chinesa pode ser associada para tratar as dismenorréias secundárias, e tratar o problema em seu cerne. Consulte o médico para verificar as causas de dismenorréias secundárias.
A tensão pré-menstrual e a medicina chinesa
Os fatores emocionais são um dos principais motivos para TPM, estes são a raiva e a frustração como dissemos anteriormente, isto lesa o Qi, tornando-o estagnado. A alimentação também interfere, o consumo excessivo de laticínios e alimentos gordurosos gera mucosidade (umidade mais densa). O encontro da estagnação do Qi com a mucosidade, gera mucosidade-fogo, esta se acumula no tórax, nas mamas e na mente (podendo ocasionar as perturbações mentais). O excesso de esforço e de atividade sexual podem prejudicar o yin e causar estagnação do Qi.
Outra explicação para as alterações emocionais provocarem a estagnação de Qi é causada pela necessidade da mulher de se manter constante e uniforme em sua busca pelos estímulos Yang da vida externa, é preciso ser ativa e atender a todas as demandas de trabalho, vida social e pessoal, deixando de cuidar do período introspectivo, de polaridade Yin, que advém após a ovulação. Esta transmutação de energia expansiva e recolhimento faz parte do ciclo da mulher, este ciclo é gerador de nova vida, e que por causa das atribulações da vida moderna, uma luta interna se estabelece e não se permite oscilar entre estas duas polaridades, pois não se tem a perspectiva de um recomeço, deixando a energia retida estagnar-se, causando o mal estar da TPM. A mulher que observa esta fase e a sua necessidade de desacelerar tem menos sintomas de TPM.
Ainda existem fatores externos que podem provocar alterações hormonais como medicamentos, agrotóxicos e hormônios.
Tratamentos
O tratamento da tensão pré menstrual através da acupuntura visa aliviar as estagnações de Qi e clarear as perturbações da mucosidade, trabalhando os padrões que forem encontrados a partir do exame de pulso e características físicas apresentadas. O tratamento com moxa e com fitoterapias chinesas podem complementar o tratamento de acupuntura. Outras recomendações sobre o estilo de vida devem ser observadas, como a prática de atividade física, o repouso adequado e dar pausa a atividade sexual durante as menstruações.
Stux, G. Hammerschlag, R. Acupuntura Clínica, Bases científicas. Barueri – SP. Editora Manole, 2005.
Maciocia, Giovanni. A prática da medicina chinesa: tratamento de doenças com acupuntura e ervas chinesas. São Paulo: Roca, 1996.
Campiglia, Helena. Domínio do Yin: da fertilidade à maternidade: a mulher e suas fases na medicina tradicional chinesa. São Paulo: Roca, 2010
Auteroche, B. Navailh, P. Maronnaud, P. Mullens, E. Acupuntura em Ginecologia e Obstetrícia. Editora Andrei. São Paulo – SP. 1987
Pesquisa da internet em 22/05/2017 Revisão Dismenorréia http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2015/v43n6/a5327.pdf
Pesquisa da internet em 22/05/2017 https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/colica-menstrual-dismenorreia/
22/05/2017 Revisão Dismenorréia http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2015/v43n6/a5327.pdf
22/05/2017 https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/colica-menstrual-dismenorreia/
Comments