top of page

PROBIÓTICOS

  • acunutri
  • 13 de dez. de 2016
  • 4 min de leitura


O intestino, como órgão de digestão, absorção e excreção é, para muitos estudiosos, o organismo, dentro do próprio organismo. Para além da sua extrema importância na nutrição do ser humano, é neste órgão que também encontramos a primeira ação de defesa imunitária. Isto vem reforçar a sua enorme importância na manutenção da integridade da nossa saúde.

A barreira intestinal é nossa maior barreira corporal contra microrganismos e substâncias estranhas. Distúrbios na microbiota intestinal alteram a permeabilidade e dimi­nui a seletividade intestinal às macromoléculas, fenôme­no conhecido como “leaky gut” ou seja, intestino vazado. Os probióticos podem reforçar as junções intercelulares no trato gastrointestinal, deixando o intestino menos vazado - “less leaky” - bem como aumentar as citocinas que estimulam linfócitos da linhagem Th1, restabelecen­do a tolerância oral e diminuindo a resposta alérgica. É entendido, então, que a composição da flora intestinal é importante no balanço da resposta imune.

A palavra probiótico é utilizada para descrever microrganismos que desempenham atividades benéficas. Os probióticos são definidos como microrganismos vivos que, quando são consumidos, agem no trato gastrintestinal do organismo hospedeiro melhorando o balanço microbiano intestinal. Considerando, como é admitido comumente no meio científico, que a fermentação pode melhorar o digestibilidade de alimentos e produzir vitaminas e co-fatores nos produtos alimentícios, existem atualmente alguns trabalhos científicos que permitem afirmar que as bactérias probióticas têm um efeito benéfico na saúde humana.

O espectro de atividade dos probióticos pode ser dividido em efeitos nutricionais, fisiológicos e antimicrobianos. Diversos autores vêm sugerindo possíveis efeitos benéficos de culturas probióticas sobre a saúde. Entre esses efeitos benéficos, merecem destaque:

  • o controle das infecções intestinais,

  • o estímulo da motilidade intestinal, com conseqüente alívio da constipação intestinal,

  • a melhor absorção de determinados nutrientes, como vitamina B ou metionina.

  • a melhor utilização de lactose e o alívio dos sintomas de intolerância a esse açúcar,

  • a diminuição dos níveis de colesterol,

  • o efeito anticarcinogênico e o estímulo do sistema imunológico, pelo estímulo da produção de anticorpos e da atividade fagocítica contra patógenos no intestino e em outros tecidos do hospedeiro, além da exclusão competitiva e da produção de compostos antimicrobianos

  • o fortalecimento do sistema imune (ajudando a prevenir doenças, como gripes e resfriados).

Segue também com outros benefícios como:

  • combater doenças intestinais, como colite, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e inflamação intestinal;

  • combater a candidíase,

  • tratar hemorroidas

  • tratar infecção urinária,

  • melhorar a digestão

  • diminuir a azia;

A seleção de bactérias probióticas tem como base os seguintes critérios preferenciais: o gênero ao qual pertence a bactéria ser de origem humana, a estabilidade frente ao ácido e à bile, a capacidade de aderir à mucosa intestinal. Aspectos tecnológicos de alimentos funcionais contendo probióticos, a capacidade de colonizar, ao menos temporariamente, o trato gastrintestinal humano, a capacidade de produzir compostos antimicrobianos e ser metabolicamente ativo no nível do intestino. Ainda, a segurança para uso humano, ter histórico de não patogenicidade e não devem estar associadas a outras doenças tais como endocardite, além da ausência de genes determinantes da resistência aos antibióticos.

Segundo o FDA (Food and Drug Administration), algumas bactérias são permitidas para o emprego em alimentos e entre elas estão as probióticas. Entre os microrganismos empregados como probióticos, destacam-se as bactérias pertencentes aos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus e, em menor escala, as bactérias Enterococcus faecium e Streptococcus thermophilus. Dentre as bactérias pertencentes ao gênero Bifidobacterium, destacam-se B. bifidum, B. breve, B infantis, B. lactis, B. longum e B.thermophilum. Dentre as bactérias láticas pertencentes ao gênero Lactobacillus, destacam-se L. acidophilus, L. delbrueckii subsp. bulgaricus, L. helveticus, L. casei - subsp. Paracasei e subsp. tolerans, L. paracasei, L. fermentum, L. reuteri, L. johnsonii, L. plantarum, L. rhamnosus e L. salivarius. As bactérias mais amplamente utilizadas pela indústria de alimentos pertencem ao grupo das bactérias láticas, embora algumas bifidobactérias e leveduras também sejam utilizadas.

Os produtos mais comuns no mercado são: Yakult, Activia, Kefir. Produtos orientais à base de soja, legumes e verduras, como Miso, Natto, Kimchi, podem ser comprados em lojas especializadas. Estes, quando consumidos regularmente, melhoram o trânsito intestinal, sendo especialmente indicados para casos de prisão de ventre e diarreia causada pela ingestão de antibióticos. Para alcançar os benefícios é recomendado o consumo de 1 iogurte com probióticos por dia, todos os dias. Os resultados podem começar a serem vistos após 7 dias.

Embora os benefícios dos probióticos para a saúde sejam amplos é importante consultar um nutricionista ou clínico geral antes de iniciar a ingestão de cápsulas de probióticos, por exemplo, pois a escolha das cepas e as quantidades irão variar de acordo com as necessidades apresentadas por cada um.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


M. N. DE OLIVEIRA, K. SIVIERI, J. H. A. ALEGRO, S. M. I. SAAD. Aspectos tecnológicos de alimentos funcionais contendo probióticos. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences vol. 38, n. 1, jan./mar., 2002.



F. S. SOUZA, R. R. COCCO, R. O. S. SARNI, M. C. MALLOZI, D. SOLÉS. Prebióticos, probióticos e simbióticos na prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Rev Paul Pediatr 2010;28(1):86-97.



JANAINA CÂNDIDA RODRIGUES NOGUEIRA, MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES GONÇALVES .Probiotics in allergic rhinitis. Braz J Otorhinolaryngol. 2011;77(1):129-34.



Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Acunutri. Orgulhosamente criado com Wix.com

Relaxing Music - Unknown Artist
00:00 / 00:00
  • b-facebook
bottom of page