top of page

Clorela – O Super Alimento!

  • Cristiane Nunes
  • 1 de mar. de 2017
  • 6 min de leitura

A Clorela é uma alga unicelular eucarionte (que possui núcleo) bastante antiga na história do nosso planeta, uma entre as primeiras formas de vida, ela é riquíssima em clorofila, altamente proteica, e quelante (agarra e elimina) de metais pesados e substâncias nocivas ao organismo, o que a torna um poderoso destoxificante. Riquíssima em minerais, aminoácidos essenciais e antioxidantes como a luteína(9).


Entre as substâncias nocivas ao organismo estão as radiações de tratamentos radioterápicos e quimioterápicos(4), aos quais a clorela por seu alto conteúdo de clorofila e carotenóides, tem se mostrado como protetora do corpo contra as radiações ultravioletas e também promovendo melhora da função imunitária das células frente as partículas de radiação no corpo durante tratamentos de câncer. Os pacientes apresentam menos infecções oportunistas como gripes e outras doenças respiratórias.


Poderoso Detox


Sua ação mais conhecida é a eliminação de metais e resíduos tóxicos que podemos receber pela alimentação (consumo de peixes, vegetais com água contaminada, alimentos industrializados), poluição ambiental, produtos químicos (pesticidas, fungicidas)(2), tratamentos dentários (chumbo, mercúrio), utensílios (panelas de alumínio, pilhas de cádmio, baterias de níquel), e pelo próprio metabolismo e se acumulam nos tecidos (ácido úrico, nitrosaminas entre outros). Esta função de levar para fora do corpo é também auxiliado pela estimulação das bactérias probióticas no intestino pela clorela, melhorando o peristaltismo, prevenindo a obstipação, e contribuindo para que o material tóxico nas fezes seja eliminado e não reabsorvido.


Resposta Imunitária Aprimorada e Combate ao Câncer


A clorela ainda tem função importante no sistema imunitário. Estudos comprovam que após semanas de ingestão de clorela há uma elevação dos níveis de células NK (natural killers), responsáveis pela primeira barreira de ataque à vírus e bactérias, promovendo uma resposta imunitária saudável(4).

A resposta imunitária para prevenção do câncer é aumentada, através do fortalecimento do sistema imune, eliminação das toxinas, e melhora da atividade das células T combatendo às celulas anormais.

Pacientes com câncer também se beneficiam da clorela, aqueles em quimioterapia e radioterapia poderão sofrer menos efeitos colaterais ao tratamento convencional. A ativação de interleucinas e TNF-α (fator de necrose tumoral) foi de 100 a 1000x maior para atividade dos monócitos em estudos com Clorela comparados à substâncias usualmente utilizadas em tratamentos imunoterápicos para Câncer(5). Inúmeros polissacarídeos extraídos da clorela se mostraram com efeitos antitumorais, antivirais, e capazes de estimular atividade imunológica(5). A alga também é utilizada no Reino Unido para tratar pacientes de câncer de mama, por ser fonte de alimento importante, com diversos benefícios à saúde.

Estudos em pacientes com tumores cerebrais(11), traumatismo crânio encefálico e sequelas de AVC, mostrou a efetividade da clorela em conter as infecções oportunistas, não combatendo diretamente o câncer, mas auxiliando o sistema imunológico a debelar outras infecções.

A clorela apresentou atividade antibacteriana elevada contra Pseudomonas aeruginosa e Bacillus Subtilis em estudo(12), a primeira pode causar infecções pulmonares de difícil controle em pacientes imunocomprometidos, a *segunda um microrganismo comumente encontrado na microbiota intestinal, não patogênico, ambas também são de vida livre, encontradas no solo.


Estímulo de neurotransmissores, hormônio do crescimento e longevidade


A clorela possui significativamente alta fonte de proteínas, por isto ela provém todos os aminoácidos essenciais, sendo uma excelente fonte proteica fora da proteína animal. E contém aminoácidos que estimulam hormônio do crescimento e de neurotransmissores no cérebro (melatonina, serotonina pelo triptofano)(7) e hormônios tireoidianos produzidos pela Tirosina (8).

Além de proteínas ela é rica em antioxidantes e muitos outros nutrientes, que sustentam o sistema imunitário, previnem doenças degenerativas, auxiliam que bactérias probióticas se desenvolvam nos intestinos e ela pode também promover a longevidade.

Estudos mostram que a clorela pode diminuir o processo de envelhecimento, através de sua grande redução de stress oxidativo, que é causado pela poluição, estresse, e dieta pobre em nutrientes. A razão da clorela ser eficiente em proporcionar uma pele mais jovem é devido ao aumento natural dos níveis de vitaminas A, C e glutationas no corpo, o que elimina os radicais livres e protege as células(4). A extração de luteína por exemplo mostra outro importante achado sobre a clorela para a saúde dos olhos contra degeneração macular.(9)


Auxiliar em regimes de emagrecimento, controle do colesterol, açúcar no sangue e hipertensão


A perda de peso pode ser cada vez mais difícil a medida que se envelhece. Um estudo publicado demonstra o poder notável em reduzir a porcentagem de gordura corporal, a melhora dos níveis séricos de colesterol, e glicose em jejum. Ela beneficia a regulação hormonal, auxiliando o metabolismo, melhorando a circulação, e promovendo maiores níveis de energia, também reduzindo o peso corpóreo, e removendo as toxinas armazenadas no corpo, comuns nos processos de perda de peso.

A Clorela também se mostrou eficiente para síndrome metabólica, onde o corpo mostra-se cada vez menos sensível à insulina, um precursor da Diabetes – a clorela pode ter uma função diretamente ligada aos genes que controlam esta resistência (2)(4). Uma dosagem acima de 8 gramas (divididas em duas doses) poderia reduzir primeiro o colesterol e depois regularizar os níveis de açúcar no sangue(4).

A Clorela também mostrou ser eficaz para auxílio e controle da pressão sanguínea, reduzindo em até 50% dos casos estudados(2).


Função Antidepressiva da Clorela


Estudos apontam que a clorela reduz significativamente os sintomas de depressão maior e também aos distúrbios de ansiedade em pacientes que recebem tratamento antidepressivo padrão(6). A clorela é rica em magnésio (encontrado em vegetais ricos em clorofila), que ajuda a lidar com estresse. E também de aminoácidos precursores(10) de neurotransmissor como a dopamina.


Clorela contra indicações(3):


  1. Pacientes renais crônicos, com creatinina elevada (4-5), pacientes que fazem hemodiálise, pela capacidade de desintoxicação da clorela, pode provocar sobrecarga renal. A utilização poderia ser apenas reduzidas como função de suplemento e não as quantidades mais elevadas para tratamento.

  2. Uso de Marevan® (Varfarina Sódica): Um anticoagulante usado em pacientes com TVP (trombose venosa profunda) para prevenção e controle de tromboembolismo, embolismo venoso, fibrilação atrial em pacientes com prótese de válvulas cardíacas, na prevenção do AVC (acidente vascular cerebral) e infarto agudo do miocárdio e recorrências. Marevan ou Varfarina tem efeitos anticoagulatórios(1), a clorela pode interagir diminuindo o efeito do medicamento, isto porque a clorela é um alimento rico em vitamina K1(2) que auxilia na coagulação do sangue, é um cicatrizante natural e contribui para saúde dos ossos, e de maneira geral alimentos que contem a vitamina K alteram a eficácia de anticoagulantes já que tem efeitos opostos.

Por recomendações importantes

  1. Beber pouca água, deve-se ter orientação de ingerir mais água para pessoas que bebem pouco, pois a clorela necessita de hidratação, caso contrário pode vir a ter trânsito intestinal lentificado ou constipação (intestino preso). Nestes casos se deve apenas gerir, aumentando a ingesta de água, ou diminuir a dosagem da Clorela.


(Nota da autora): *Embora o estudo inclua B Subtilis entre microrganismos patogênicos, este é considerado microrganismo comensal aos humanos e ruminantes. Ainda que não haja estudos sobre o efeito da clorela baseado neste estudo(12), sobre efeitos na saúde intestinal, sabe-se que B subtilis costuma esporular em ambientes hostis, aí está, para mim, a importância da dosagem para o equilíbrio dos efeitos da clorela, evitando o seu uso de forma indiscriminada. Em caso de o paciente apresentar algum distúrbio gastrointestinal ou geniturinário associado, minha recomendação seria diminuir as doses de clorela até sua recuperação.


  1. http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmvisualizarbula.asp?pnutransacao=8734612014&pidanexo=2243449 Pesquisado em 21/02/2017

  2. http://puregreen.pt/artigo-do-the-telegraph-sobre-a-chlorella/ Pesquisado em 21/02/2017

  3. https://www.youtube.com/watch?v=EupvU-VqV4w Pesquisado em 21/02/2017

  4. https://draxe.com/7-proven-chlorella-benefits-side-effects/ Pesquisado em 21/02/2017

  5. Isolation of Three High MolecularWeight Polysaccharide Preparations with Potent Immunostimulatory Activity from Spirulina platensis, Aphanizomenon flos-aquae and Chlorella pyrenoidosa. Nirmal Pugh1, Samir A. Ross1, 2, Hala N. ElSohly2, Mahmoud A. ElSohly2, 3, David S. Pasco*, 1, Pesquisado em 21/02/2017

  6. Panahi Y, R Badeli, Karami GR, Badeli Z, Sahebkar A.Um estudo randomizado controlado com suplementação de Chlorella vulgaris de 6 semanas em pacientes com transtorno depressivo maior. Complemente Ther Med. 23 de Agosto 2015; 598-602. doi: 10.1016 / j.ctim.2015.06.010. Leia mais:http://www.noticiasnaturais.com/2015/09/estudo-os-principais-sintomas-de-depressao-melhoram-com-a-chlorella/#ixzz4ZNSrsO6z

  7. Hawkins RL, Nakamura M.Expressão do hormônio de crescimento humano pela alga eucariótica, Chlorella. Curr Microbiol. 1999 Jun; 38 (6): 335-41. Leia mais:http://www.noticiasnaturais.com/2015/09/estudo-os-principais-sintomas-de-depressao-melhoram-com-a-chlorella/#ixzz4ZNU8VhXS

  8. CLOREALGA - SUPLEMENTO CLORELA DA VIMI NATURALES vídeo pesquisado em 22/02/2017 https://www.youtube.com/watch?v=gIkzfcyYXKs

  9. SUPERCRITICAL FLUID EXTRACTION AND DETERMINATION OF LUTEIN IN HETEROTROPHICALLY CULTIVATED CHLORELLA PYRENOIDOSA. Authors:ZHENGYUN WU, SHIMIN WU, XIANMING SHI. First published: 7 April 2007 Full publication history DOI: 10.1111/j.1745-4530.2007.00102. xView/save citation. Cited by: 33 articles pesquisado em 01/03/2017 http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-4530.2007.00102.x/full

  10. Concentration and characterization of microalgae proteins from Chlorella pyrenoidosa. Ashish G. Waghmare, Manoj K. Salve, Jean Guy LeBlanc and Shalini S. AryaEmail author Received: 13 November 2015. Accepted: 14 March 2016. Published: 26 March 2016. Bioresources and Bioprocessing20163:16. DOI: 10.1186/s40643-016-0094-8. © Waghmare et al. 2016, pesquisado em 01/03/2017 em https://bioresourcesbioprocessing.springeropen.com/articles/10.1186/s40643-016-0094-8

  11. Dietary Chlorella pyrenoidosa for patients with malignant glioma: Effects on immunocompetence, quality of life, and survival†. Authors: Randall E. Merchant, Charles D. Rice, Harold F. Young. First published: December 1990Full publication history. DOI: 10.1002/ptr.2650040605View/save citation. Cited by: 12 articles. pesquisado em 01/03/2017 em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ptr.2650040605/full

  12. Antibacterial and Antifungical activity of Cyanobacteria and Green Microalgae. Evaluation of Medium Components by Plackett-Burman Designed for Antimicrobial Activity of Spirulina platensis .Rania M.A.Abedin, Hala M.Tala. Botany Department (Microbiology), Faculty of Science, Alexandria University, Egypt http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/35607880/antibacterial_and_antifungal_from_spirulina.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1488391998&Signature=nvzd6R9vO2R%2FZgB%2BKmbGzISVcig%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DAntibacterial_and_antifungal_from_spirul.pdf pesquisado em 01/03/2017


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por Acunutri. Orgulhosamente criado com Wix.com

Relaxing Music - Unknown Artist
00:00 / 00:00
  • b-facebook
bottom of page